Novidades

Compartilhar no facebook

Diástase Abdominal

Diástase.  A Fisgest esclarece tudo para você!

Durante essa semana o tema mais comentado na mídia de saúde foi sem dúvida a tal da Diástase, discutida no quadro do programa Esporte Espetacular “Mamãe Gentil”. E a Clínica Fisgest não poderia ficar de fora, e esclarecer alguns questionamentos sobre o assunto.

Mas afinal o que é Diástase e como ocorre? É o afastamento dos músculos retos do abdome. Estes músculos são aqueles que fazem os “gominhos” do abdome “malhado”, são em número de dois  e paralelos, laterais um ao outro. De acordo com a fisioterapeuta obstétrica da Fisgest, Carina Fernandes, formada pela Mais Vida Gestante - Gizele Monteiro, durante a gestação o crescimento da barriga associado aos hormônios e fraqueza muscular podem causar um afastamento do músculo reto abdominal (diástase) no 3° trimestre. “50% das mulheres apresentam essa alteração no pós-parto a maioria nem desconfia, principalmente as mamães que voltam ao peso logo. Mesmo com a barriga "chapada" pode haver a diástase”, alerta Carina. Essa separação deixa o quadril e a lombar instáveis, o que pode levar a dores e complicações na postura e em uma futura gestação.  Quando se faz força e aumenta a pressão na barriga aparece um abaulamento no meio do abdômen (seguindo a linha alba).

E como descobrir se a mulher tem o problema? A melhor forma de se ter o diagnóstico é com o profissional habilitado, que pode ser o fisioterapeuta e ou médico, que sejam especialistas e trabalhem com mulheres gestantes.

E qual o melhor tratamento para a doença? De forma equivocada as pessoas acham que exercícios abdominais tradicionais resolvem isso.“Não faça abdominais tradicionais até ter a recuperação total da força e controle do músculo”, explica Fernandes. 

A avaliação de um profissional especializado em gestante é essencial. Gestação é saúde, mas precisa sim de cuidado e atenção!

 “Lembre-se: a mulher é considerada "gestante" até 6 meses de pós-parto”, orienta a fisioterapeuta para o cuidado que todos ao redor também devem ter com a nova mamãe.

Saiba mais sobre Depoimento de Sandy sobre Diástese Abdominal no Programa Esporte Espetacular
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/mamae-gentil/noticia/2015/08/com-gentil-sandy-fala-do-filho-theo-e-diz-que-malhou-e-fez-boxe-na-gravidez.html

Assessoria:
Candra Almeida
www.jornalistacriativa.com.br