Novidades

Compartilhar no facebook

Outubro Rosa - Pilates é usado na reabilitação de pacientes com câncer

No decorrer do tratamento do Câncer de Mama, muitas mulheres enfrentam desafios físicos e emocionais, sendo esse um momento delicado. A perda da mama e dos cabelos, símbolos da sexualidade feminina, geralmente deixa a mulher insegura e aflita com a própria imagem. Devido à redução das atividades físicas, posturas inadequadas podem ser adotadas, como ombros caídos e dificuldade em realizar movimentos com os braços. Outro problema decorrente do tratamento é a depressão, comum em pessoas acometidas pela doença. Para amenizar esses efeitos negativos, a depender das condições do paciente, a atividade física é recomendada, mas deve ser feita com orientação e liberação médica.

O Pilates, atividade considerada de baixo impacto e com grande capacidade de adaptação para as necessidades e habilidades de cada paciente, aparece como alternativa aos que estão em tratamento contra o câncer. De acordo com Carina Fernandes, Fisioterapeuta da Clínica Fisgest, depois da liberação médica e de passar por uma avaliação do fisioterapeuta, a paciente poderá iniciar as atividades no Pilates.

“É de fundamental importância essa avaliação fisioterápica para se observar quais as maiores necessidades da paciente, quais cuidados precisam ser tomados devido a cicatrizes, encurtamento da musculatura associado ou não a contraturas,posturas viciosas contra a dor. Tudo isso precisa ser avaliado para ser tratado da forma correta”, ressalta Carina.

O método do Pilates já vem aplicado com excelentes resultados e benefícios nas pacientes, como um grande ganho da autoestima, do vigor pela vida. “Com o exercício liberamos hormônios de prazer que aliviam o stress e a depressão. Além disso, conseguimos melhorar e ganhar força muscular, diminuir as posturas erradas, reduzir edemas nos braços e pernas, aumentar a amplitude dos movimentos, lubrificando as articulações e reduzindo dores pelo imobilismo (ficar parado muito tempo)”, explica a fisioterapeuta Fernandes.

Conheça o Programa Reabilita da Clínica Fisgest

Com o programa Reabilita da Fisgest o paciente pode contar com uma equipe preparada para cuidar da necessidade sem trazer riscos à sua recuperação. O programa consiste em reabilitar globalmente esse paciente. Após avaliação, será detectado qual melhor tratamento para ele podendo ser o Pilates,  RPG, Fisioterapia Manual, Dryneedling, MICROFISIOTERAPIA, Drenagem ou massagem, separados ou até mesmo associados. Buscando sempre o melhor para a recuperação completa do paciente.